FIBRA DE CARBONO
O reforço estrutural se fundamenta no aumento da resistência das peças de concreto armado pelo aumento da sua seção e acréscimo da área de aço.
As construções antigas sofrem com o desgaste constante e com patologias frequentes , seja por falta de orientação de um Engenheiro para realizar uma manutenção preventiva ou ainda , aumento da utilização sem a devida consulta ao Calculista ou Responsável Técnico , infiltrações , entrada de gás carbônico pelas fissuras , causando despassivação da armadura e consequente redução do módulo de elasticidade do aço ,etc. .
Essas situações configuram a necessidade de reparos estruturais , reforços , medidas profiláticas , etc..
É de suma importância que o síndico contrate uma vistoria independente para fazer a análise técnica ,por um Engenheiro Especialista, e informar o histórico das ocorrências prediais, o que pode ser facilmente documentado com relatórios pessoais das ocorrências , desde o aumento das sobrecargas , infiltrações , vazamentos , verificação do aumento da poluição local, etc..
Caso ocorra a necessidade de reforço estrutural, a fibra de carbono é um material de alta resistência, com tempo de resistência final quatro vezes inferior ao do concreto e com a facilidade e segurança por ser o átomo de carbono bastante leve em relação ao volume cúbico empregado , não sendo corrosivo, por ser inerte, e também possuir a característica de suportar cargas cíclicas , além de ter elevada rigidez.
Tudo isso está aliado a rápida execução, devido ao tempo de resistência ser conseguido entre 07 e 10 dias , reduzindo também o custo e ser ecologicamente mais satisfatório.
Créditos: Eng. Bruno Scarponi
O PODER DO GRAFENO
- Resistência: O grafeno é o material mais forte conhecido, com uma resistência à tração 200 vezes maior que a do aço.
- Condutividade: O grafeno é um ótimo condutor de energia térmica e eletrônica.
- Leveza: O grafeno é um material leve e de aspecto quase transparente.
- Sustentabilidade: O grafeno não utiliza substâncias tóxicas em sua composição.
Algumas aplicações do grafeno na construção civil incluem:
- Concreto: O grafeno pode aumentar a força do concreto ao longo do tempo e reduzir a quantidade de cimento utilizada, o que diminui as emissões de dióxido de carbono.
- Tintas: A associação do grafeno ao oxigênio resulta no óxido de grafeno, um material utilizado em tintas que resulta em um revestimento ultra forte e não corrosivo.
- Aço: O grafeno pode ser utilizado para revestir o aço, reduzindo os danos causados por água e produtos químicos corrosivos.
- Armaduras e estruturas metálicas: O grafeno pode ser utilizado como produto de vedação para evitar a corrosão e degradação do material estrutural.
- Painéis solares: O grafeno pode ser pulverizado sobre as células fotovoltaicas para duplicar a quantidade de energia convertida.
Fonte : IA generativa
PROFILAXIA E REPARO ESTRUTURAL

A profilaxia em estruturas de concreto armado é de vital importância para a manutenção dos estados limites da estrutura , sua capacidade de trabalhabilidade ás cargas de projeto e de utilização, sua resistência a tensões de trabalho , resistência a tração , flambagem , torção , flexão , etc. , garantindo dessa forma a durabilidade maior do sistema e, consequentemente, sua vida útil.
A percepção desses problemas ,de grande complexidade e seriedade , faz com que a estrutura da sua edificação permaneça saudável e esse entendimento precisa ser alinhado na gestão de condomínios.
É claro que o processo até a definição final da edificação é um árduo trabalho de muita capacidade técnica e pesquisa , que vai desde a especificação correta dos projetos executivos até a gestão eficaz de toda a execução da obra, que é de grande monta e responsabilidade , pois engloba estudos científicos de engenharia, mão de obra especializada, planejamento , escolha dos materiais , gerenciamento assertivo da execução fidedigna do projeto estrutural e revestimentos, etc, para que a construção chegue ao seu final com todo o sistema trabalhando de acordo com o projetado, neutralizando suas deformações e garantindo assim a sua estabilidade.
A fase pós-obra , no conceito da profilaxia , é que vai determinar a maior vida útil dos sistemas estruturais ou não , mas , para isso, é necessária a visão de um especialista e acompanhamento, sugerindo tratamentos superficiais para que possa garantir a menor porosidade e até a colmatação de fissuras em elementos estruturais , dentre outras ações.
Dessa forma, se inibe por mais tempo o trabalho de recuperação da estrutura, pois caso chegue ao estado desta necessidade, deve ser considerada como medida de intervenção urgente!
Créditos: Eng. Bruno Scarponi